segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Amazonia e o o futuro(?)
Amazônia perde em junho área
equivalente a 30 mil campos de futebol
O desmatamento de 243 km² foi 58% menor do que o registrado em junho de 2009
A Amazônia perdeu 243,7 km² de floresta em junho deste ano, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (9) pelo Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Essa devastação, se comparada ao campo do estádio Maracanã (que mede 110 metros de comprimento por 75 de largura), indica que foi desmatada uma área equivalente a 29.454 campos de futebol.
Apesar disso, essa devastação foi 58% menor do que a registrada no mesmo mês do ano passado. Isso indica que, apesar de a devastação continuar, ela está em um ritmo mais lento.
Faltando apenas um mês para fechar o calendário oficial do desmatamento (que vai de agosto de um ano até julho de outro), os números do Deter confirmam a tendência de queda apontada pelo governo há alguns meses.
No acumulado de agosto de 2009 a junho de 2010, o total desmatado foi de 1.808 km², valor 18% maior que a área do município de São Paulo. No entanto, esse total devastado é 49% menor que o registrado no período anterior (agosto de 2008 a junho de 2009), quando o Inpe verificou 3.536 km² a menos de floresta na região.
O Deter monitora áreas maiores do que 25 hectares e serve para direcionar a fiscalização ambiental.
A taxa anual de desmate é calculada por outro sistema, o Prodes (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal), que mede com mais precisão porque consegue avaliar áreas menores. Apesar da metodologia diferente, a avaliação do Deter costuma antecipar os resultados do Prodes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário