Por http://indios.blogspot.com/ 14/07/2009 às 01:12
"Os esforços devem ser orientados à geração de maior reconhecimento e relevância das mulheres como protagonistas dos processos de mudanças"
LA PAZ, 11 JUL (ANSA) - Instaurar políticas que visem a melhoria das condições de vida das mulheres é fundamental para erradicar a pobreza na Bolívia, segundo dados oficiais divulgados no país.
De acordo com informações oficiais, seis de cada dez habitantes da Bolívia vivem em situação de pobreza, e destes quatro são mulheres ou pertencem a uma das 36 nações indígenas do país. Assim, junto aos índios, as mulheres representam o setor mais atrasado do país.
Esta precária situação é o centro das discussões na Bolívia durante as comemorações do "Dia Mundial da População", que são celebradas hoje no país sob o lema: "Erradicamos a pobreza melhorando as condições de vida das mulheres".
A iniciativa tem o objetivo de motivar os cidadãos a refletirem sobre o papel da mulher nos processos de mudança social para acabar com a extrema pobreza no país.
De acordo com Jaime Nadal, do Fundo de População das Nações Unidas, é essencial que meninas e adolescentes sejam mantidas na escola, pois esta é a forma "mais importante para erradicar a extrema pobreza".
Com esses indicadores, o especialista afirma também que "é altamente decisivo que mulheres e famílias obtenham informações e serviços de saúde reprodutiva, incluindo os de planejamento familiar".
"Os esforços devem ser orientados à geração de maior reconhecimento e relevância das mulheres como protagonistas dos processos de mudanças" na perspectiva de erradicar a pobreza, disse Nadal. (ANSA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário