liberdade de imprensa se defendendo
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) manifestou repúdio, em nota, ao atentado sofrido na noite da última quarta-feira pela Rede Anhangüera de Comunicação, localizada na rua Dr. Robert Thuti, em Campinas. Uma granada foi encontrada no local por volta das 21h30 e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) teve de ser acionado.
De acordo com o boletim de ocorrência, três pessoas usaram uma marreta para quebrar um das janela que dá acesso ao jornal Correio Popular e tentaram arremessar o explosivo para dentro do estabelecimento. Porém o artefato, caiu na rua de acesso ao jornal.
Na nota, a ANJ demonstrou solidariedade à Rede Anhanguera de Comunicação e exigiu a imediata apuração do crime. A associação pediu ainda uma "exemplar punição dos culpados" pelo ato, que considerou uma "intimidação que objetiva cercear a liberdade de expressão e o direito de o cidadão ser informado¿.
Lavagem de dinheiro
O Grupo Opportunity afirmou, em nota divulgada na noite desta quinta-feira, que um eventual pedido de bloqueio de recursos administrados pelo banco no exterior é "infundado e arbitrário". O Ministério da Justiça divulgou nesta manhã o bloqueio de US$ 2 bilhões no exterior, sendo que US$ 500 milhões foram realizados por meio de uma cooperação com os Estados Unidos. O Ministério Público Federal (MPF) confirmou que o valor bloqueado nos EUA é do Opportunity, mas disse desconhecer o resto do montante.
Na nota, o Opportunity afirmou que administra recursos captados através de "conceituados bancos estrangeiros" e só aceita aplicações de instituições provenientes de países que possuem legislação e procedimentos contra a lavagem de dinheiro.
O Opportunity afirmou que não foi notificado do bloqueio, "se ele foi concedido de forma cautelar e sob quais argumentos". O banco afirmou que, se comprovadas as declarações do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, sobre os bloqueios, "vai demonstrar às autoridades brasileiras e estrangeiras a total ausência de justificativas legais". Tuma Júnior, no entanto, não divulgou de quem seriam as contas bloqueadas no exterior.
obs. minha eu sei q não é
Nenhum comentário:
Postar um comentário