A muito tempo me perguntava o porque do futebol ser o que é no Brasil. Pois em nenhum lugar do mundo um esporte chega a níveis tão exorbitantes como é o fanatismo brasileiro pelo futebol e achei algumas coisas muito manipuladas, coisa que aliás é bem corriqueira no Brasil.. Bom vamos ao assunto..
Na época da ditadura militar muitos dos membros do partido militar favoráveis ao golpe receberam valiosos benefícios como o nosso amigo, como ele se intitulava "jornalista" Roberto Marinho que recebeu uma outorga o proferindo a concessão de uma das grandes redes nacionais televisão.
Quando os militares assumiram o poder depois de derrubarem o governo democraticamente eleito, os militares em nome da segurança nacional compraram equipamentos de ultima geração e montaram uma rede televisiva nacional, que alcançava todo o país. (imaginem o custo de tudo isso)!
As outorgas de concessão eram de poder do presidente que distribuiu tais concessões sem qualquer critério, deu para amigos íntimos, lideres de partido e aliados políticos. Uma das 5 redes nacionais foi dada ao senhor Roberto Marinho dono de um jornal intitulado "O Globo", que foi herdado de seu pai.
A rede globo foi construída em parceria com o grupo Norte-Americano Time-Life que investiu uma quantia 6 vezes maior do que a então maior emissora a TV - Exelsior, que foi fechada por criticar os militares!
Seguindo a maravilia midiática a ditadura financiou e incentivou a compra de televisores pelos brasileiros dizendo que todos os brasileiros agora poderia assistia a COPA DO MUNDO diretamente de suas casas. E a construção de Estádios de futebol por todo o Brasil virou corriqueira.
Mas como nos diz a lei da física "toda a ação gera uma reação igual e oposta" o nosso país cresceu só para o futebol, pois investindo pesado em estádios e com total incentivo da mídia, educação e saúde sempre foram descuidados. E ainda são como no caso do PAN..
Aqui e agora vislumbramos os resultados....
"Está em suas mãos"
Mefistófeles
Nenhum comentário:
Postar um comentário