terça-feira, 17 de julho de 2007

Audiência discutirá desaparecimento de abelhas

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência pública nesta terça-feira (26) para discutir o desaparecimento de populações de abelhas no planeta. O problema, batizado pelos cientistas de desordem de colapso de colônia, foi identificado pela primeira vez em 2005 na Europa e é caracterizado pelo fato de as operárias encarregadas de coletar o néctar e o pólen nas flores não retornarem às colméias.

As causas do problema ainda não foram identificadas, mas pesquisadores apontam entre as prováveis causas um ácaro (varroa) que invadiu colméias do mundo inteiro nos últimos 20 anos e que transmite vírus patogênicos; uma nova doença desconhecida, fungos ou contaminação por pesticidas.

Nos Estados Unidos, a desordem de colapso da colônia de abelhas (Colony Collapse Disorder) apareceu no final de 2006. Segundo o Departamento de Agricultura (USDA), o fenômeno já causou o desaparecimento de metade das colméias naquele país. As perdas variam de 30% a 60% na Califórnia e ultrapassam os 70% em algumas regiões da Costa Leste e no Texas.

O debate foi proposto pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), para que o Brasil possa se antecipar ao problema, adotando medidas preventivas. Foram convidados para a audiência o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana; o coordenador-geral de desenvolvimento sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Pereira Dias; e a coordenadora do Grupo de Fabricantes de Insumos Naturais, Ulrike Loewenhaupt.

Fonte: Agência Câmara (www.gabeira.com)

Nenhum comentário: