quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tentativa de golpe de Estado no Equador

A polícia rebelou-se contra o presidente Rafael Correa, que está sequestrado num hospital. Militares golpistas da força aérea ocuparam o aeroporto internacional. A OEA e diversos países já condenaram o golpe. Telesur transmite acontecimentos em directo.
Agentes da polícia detêm apoiantes de Rafael Correa, quando estes tentavam realizar uma marcha em direcção ao hospital onde o presidente está sequestrado – Foto Jose Jacome/Epa/Lusa

A polícia equatoriana ocupou o quartel geral na capital do Equador, Quito, e gerou o caos não só na capital, mas também noutras cidades do país, como Guyaquil. Em simultâneo, 150 militares da força aérea ocuparam o aeroporto internacional de Quito e também a sede do Congresso do Equador. Na origem da acção da polícia está um decreto presidencial que limitou benefícios económicos aos polícias.

O governo decretou o estado de sítio e Rafael Correa, que foi operado recentemente a um joelho, dirigiu-se ao quartel geral da polícia. Neste quartel foi recebido com granadas de gás lacrimógeneo e dirigiu-se ao hospital da polícia para receber tratamento, mas foi sequestrado pelos polícias, que cercaram o edifício.

O governo ordenou também que todos os canais de televisão e rádio equatorianos interrompam a programação e exibam apenas o sinal dos meios estatais.

O chefe-maior das Forças Armadas, general Ernesto González, pediu à polícia e aos militares rebelados que interrompam os protestos e acatem o estado de sítio.

Milhares de pessoas manifestam-se na capital em apoio ao presidente e ao governo. A polícia já reprimiu algumas manifestações, havendo pelo menos uma pessoa morta.

Internacionalmente, a Organização dos Estados Americanos (OEA) já condenou a tentativa de golpe e apelou ao respeito da Constituição. O Brasil, segundo o ministro Celso Amorim, quer "uma resposta firme e coordenada do Mercosul, da Unasul [União de Nações Sul-Americanas] e da OEA [Organização dos Estados Americanos], a fim de repudiar qualquer desrespeito à ordem constitucional naquele país irmão". Além de muitos países da América Latina, nomeadamente, Brasil, Venezuela, Colômbia e Peru, também a Espanha condenou a tentativa de golpe.

Um comentário:

Úrsula Avner disse...

Olá meu caro,

Agradeço sua visita e interesse em acompanhar meu trabalho com a poesia. Seja sempre bem vindo aos meus espaços poéticos. Um abraço.